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Tendências de Marketing para 2021: Top 5+1

Se há coisa que o ano de 2020 nos ensinou é que algumas previsões e antecipações podem, de um momento para o outro, tornar-se completamente vãs e erróneas. Este ano conduziu-nos a mudanças que nenhum de nós teria conseguido prever, em todos os aspetos das nossas vidas e nas atividades de marketing em particular.

E embora muitas tendências de transformação digital já estivessem a ganhar preponderância antes, elas foram aceleradas e aconteceram em grande escala devido às necessidades urgentes trazidas pela pandemia da Covid-19. Algumas dessas necessidades prenderam-se com a obrigatoriedade de colocar equipas inteiras em teletrabalho, com o cancelamento de eventos físicos e a sua transição para o digital, com as alterações profundas nos hábitos de consumo…

E agora a questão que muitos colocam é como é que as empresas podem sobreviver e prosperar no “novo normal”? Esta é a altura para os profissionais de marketing se adaptarem, se tornarem mais ágeis e adotarem novas estratégias com rapidez, consistência e relevância.

Algumas dessas estratégias estarão, provavelmente, relacionadas com uma ou mais tendências de marketing que vão ganhando destaque para o ano de 2021. Venha descobri-las connosco!

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1 - SEO

No ano de 2021, algumas dessas boas práticas serão:

  • Ter em consideração a experiência do utilizador (UX) de maneira a garantir uma experiência consistente em todos os touchpoints da sua empresa e colher os frutos de um bom posicionamento nos motores de busca;
  • Ter um foco maior nas intenções de pesquisa dos consumidores e nas queries utilizadas (questões colocadas, long tails, etc);
  • Estar atento em relação às novidades do Google, como os rich snippets da “pesquisa visual”, que tornam as pesquisas mais rápidas e ajudam os utilizadores a clicarem no website certo;
  • Otimizar os conteúdos do seu website para que este integre os resultados de pesquisa “zero-click”.

 

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2 - Conteúdo interativo

O conteúdo é, e vai continuar a ser, rei. Por esse motivo, as marcas precisam de continuar a focar-se numa estratégia sólida de marketing de conteúdo. Ou, se ainda não o fazem, 2021 será o ano para começarem a fazê-lo.

Partilhar conteúdos em forma de blog posts, publicações nas redes sociais, vídeos, eBooks, etc, continua a ser um dos meios mais poderosos de envolver visitantes e potenciais clientes e de acrescentar valor a longo prazo.

Em 2021 iremos ver, tendencialmente, as marcas a experimentarem mais inovações tecnológicas que permitam veicular conteúdos interativos como quizzes, sondagens, jogos, passatempos, publicações com realidade aumentada ou realidade virtual ou vídeos a 360º.

Conteúdos mais envolventes, disruptivos e memoráveis oferecem experiências mais relevantes e, em última instância, geram mais leads e clientes.

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3 - Vídeo Marketing

Os consumidores respondem cada vez melhor a conteúdos visuais, em detrimento de conteúdos baseados apenas em texto, que não conseguem competir com o poder do vídeo no que diz respeito à atração da atenção das pessoas.

Num mundo cada vez mais digital, os consumidores estão a ver mais vídeos do que nunca, usando os seus smartphones, que funcionam quase como uma extensão do nosso corpo e que servem para comunicar, para comprar e até para trabalhar.

Desta forma, o vídeo é algo que as marcas não podem menosprezar, no sentido de captarem a atenção deste consumidor moderno mais exigente e seletivo em relação aos conteúdos que consome online.

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4 - Pesquisa de voz

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tem vindo a atualizar-se no sentido de estar alinhada com a forma como as pessoas gostam de pesquisar, de comprar e de interagir com os seus dispositivos. E, adivinhe? As pessoas gostam de falar.

Dispositivos ativados por voz, como é o caso da Alexa, da Siri, ou mesmo do Google, têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade. E esta tem sido uma tendência potenciada durante o período de pandemia da Covid-19, na medida em que as pessoas estão cada vez mais confortáveis em pesquisar e dar informação por voz.

Neste sentido, certifique-se que está a otimizar os seus conteúdos (sites, aplicações e outros canais) para as pesquisas de voz, tal como faz para as pesquisas de texto. E otimizar os conteúdos para pesquisas feitas por voz significa considerar uma abordagem mais conversacional, isto é, que vá ao encontro das palavras-chave usadas e do tom e que siga o fluxo de um discurso verbal ao invés de escrito.

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5 - Redes sociais

De todas as tendências que analisámos até agora esta é, talvez, a menos “revolucionária”, na medida em que está longe de ser uma nova ferramenta de marketing digital. Porém, a sua expressão e importância aumentaram ainda mais devido à pandemia da Covid-19, uma vez que os utilizadores passaram mais tempo em casa e acederam às redes sociais de forma muito mais massiva durante o período de confinamento.

Deste modo, à medida que o mundo se torna tendencialmente mais conectado, as redes sociais vão reforçando o seu lugar proeminente enquanto plataformas que permitem às marcas aumentar o seu alcance, gerar mais leads e potenciar o engagement com os seus clientes.

Ainda assim, importa ressalvar que estes canais digitais estão cada vez mais saturados com conteúdo e que é crucial que as marcas percebam como podem destacar-se e evidenciar-se ao invés de criarem ainda mais ruído.

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Conteúdo publicado originalmente em dezembro de 2020.



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