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Parceiros MarTech: Porque precisa de um para o Marketing?

Partindo do pressuposto que já sabe o que é o MarTech e como pode alavancar o seu marketing, está na altura de explorar as razões pelas quais vale a pena investir em talento tecnológico especializado, antes sequer de equacionar a compra de qualquer SaaS, plataforma ou ferramenta digital. Neste artigo, vamos desconstruir alguns porquês e esclarecer como podem ser estabelecidas parcerias externas de sucesso no espaço tecnológico do marketing.

7 benefícios das parcerias estratégicas de MarTech para as empresas

Nesta altura do campeonato, já todos sabemos (à partida) que o MarTech desempenha um papel primordial na geração de leads qualificadas, no aumento da eficiência das ações de marketing e no alcance de um ROI superior através de um modelo de conversão otimizado. Mas o que é que sabemos quanto às principais vantagens de ter alguém exclusivamente responsável por compatibilizar o Marketing e a Tecnologia? Não é por acaso que uma rápida pesquisa no LinkedIn já identifica cerca de 15.000 pessoas a nível global com cargos de Marketing Technology (sim, nós testámos) - quer relativos a cargos internos como a consultores de agências especializadas e prestadores de serviços.

Portanto, aqui estão os 7 benefícios de acrescentar multidisciplinariedade à sua equipa de marketing com um parceiro externo especializado em MarTech:

  1. Reduz o hiperconsumo associado ao MarTech, evitando o fenómeno de ter várias tecnologias não conectadas entre si.
    Ao trabalhar com base num orçamento sólido ou numa avença mensal, garantindo que a tecnologia utilizada é suficiente e adequada ao propósito e objetivos de cada negócio.

  2. Aumenta a velocidade a que os marketers internos conseguem gerir a tecnologia à sua disposição
    Através de consultoria, orientação e apoio contínuo à sua estratégia de crescimento, assegurando a capitalização do negócio com base num sistema tecnológico integrado - que consequentemente vai ajudar a rentabilizar o seu software de marketing automation.

  3. Viabiliza o desempenho do Marketing de Performance desde o início das ações, ao invés de meses ou anos
    Ao implementar estratégias complementares de curto prazo que utilizam um investimento inicial mais baixo, é possível basear a tomada de decisão nos resultados mensuráveis do marketing digital a partir do primeiro dia.

  4. Promove a integração de ferramentas digitais num único ecossistema digital
    Tornando todas as fontes de informação acessíveis, mensuráveis, e integradas. A coexistência integrada de ferramentas de MarTech vai fazer com que as suas equipas internas sejam capazes de analisar os dados de forma mais inteligente, personalizar campanhas de forma eficaz através dos diversos canais e tirar partido do machine learning em relativamente pouco tempo.

  5. Promove as competências internas da empresa e a cultura da experimentação
    Garantindo que as equipas de marketing e vendas estão alinhadas e adaptam as suas metodologias de trabalho ao mindset de  "tudo o que fazemos é um teste A/B".

  6. Fornece as ferramentas adequadas à colaboração interdepartamental
    Ajudando a estabelecer o uso de uma linguagem única, inteligível entre os departamentos de marketing e IT da sua empresa.

  7. Previne a ocorrência das principais causas associadas ao risco de dívida com MarTech
    Que se traduzem na falta de requisitos e recursos, na diligência inadequada do vendedor ou produto, na pressa em resolver determinado problema, ou em questões relacionadas com erros de liderança.

 

Como gerir as parcerias de MarTech de forma inteligente

É verdade que a tecnologia está progressivamente a ativar mais dados através de AI do que as pessoas possam imaginar - prova disso são as ferramentas de inteligência artificial do HubSpot - mas também é verdade que pôr em prática uma estratégia de MarTech requer uma visão geral de Agile Marketing e um conjunto de habilidades mais técnicas.

A tecnologia pode fazer quase tudo, mas quem vai “dizer” ao software que este é o caminho e que é ali que queremos chegar? As pessoas.

Por exemplo, é bastante comum as empresas B2B beneficiarem de parcerias tecnológicas complementares devido à extensa utilização que fazem de cloud-based softwares para o desempenho das suas tarefas. Caso esteja a questionar-se, aqui estão três perguntas chave que pode fazer para antecipar a necessidade de vir a ter um parceiro MarTech:

  • Falta-lhe tempo ou já identificou lacunas na sua estratégia de crescimento?
  • Está perdido num enredo tecnológico onde a utilização de features não está optimizada?
  • Falta-lhe um business case para as soluções de IT necessárias?

As possibilidades tecnológicas que temos ao nosso dispor são infinitas, mas a componente humana por detrás de todas as plataformas que aliam o Marketing e a Tecnologia ainda é a principal cláusula para celebrar parcerias de sucesso. É por isso que não devemos cair no erro de colocar a tecnologia como peça central da solução, com risco de deixar o talento e a destreza humana em segundo lugar. 


As empresas especializadas em consultoria de marketing digital e outros parceiros tecnológicos existem precisamente para ajudar os marketers a chegarem às melhores ferramentas e a escolherem os meios mais apropriados para verem o seu trabalho simplificado e os seus clientes mais felizes. Portanto, deve indubitavelmente existir uma base de confiança com estes parceiros (sempre que a decisão recaia para a terceirização destas competências em regime de outsourcing) e um ambiente de entreajuda que guie todo o ecossistema de MarTech na melhor direção.

Lembre-se, o sucesso de uma solução tecnológica não se pode dissociar da confiança depositada nos especialistas da matéria.



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