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Email Automation: Do Email Marketing ao Marketing Automation

6/jan/2015 11:48:00 por Cristovao Cunha

download_1.pngA evolução e a inovação andam de mãos dadas também no que diz respeito ao email marketing. Se utiliza estratégias e campanhas de email marketing para envolver e construir relações com clientes, faça um upgrade a este meio de comunicar.

Nos dois artigos anteriores esclarecemos como potenciar uma estratégia de email marketing e quais os benefícios de uma boa estratégia de email.
 
O poder do email, que ainda hoje permanece, e permanecerá no futuro, é uma das principais formas de comunicar o negócio. A implementação de uma plataforma de marketing automation ajuda e facilita a construção de uma estratégia integrada de email marketing. Como? Aqui ficam algumas das mais importantes funcionalidades:

Acesso a templates

Torne fácil a comunicação e poupe tempo. Com uma plataforma de marketing automation tem acesso a templates que estão preparados para serem usados para campanhas de email marketing. 

Calendarização e envio automático de emails

Automatize o envio de emails. Responder a cada solicitação de um potencial cliente, por exemplo, quando requisita o download de um ebook ou whitepaper, simplesmente não é viável. O envio de emails automatizados para download dispensam a atenção da equipa de marketing para cada resposta de email.
 
Na construção de uma campanha, planeie e calendarize todos os passos na plataforma. Com a campanha definida e implementada, resta aguardar pelos resultados, enquanto a equipa se foca noutros assuntos de importância.

Emails preparados para evitar filtros de spam

Os emails enviados correm o risco de não serem lidos pelos destinatários se não estiverem otimizados para a filtragem de spam. Com uma plataforma de marketing automation, o envio de emails estão preparados para serem entregues.

Construção fácil de landing pages e formulários

Integrado numa campanha de email marketing, é necessária a construção de pelo menos umalanding page coerente com o email enviado. Uma plataforma de marketing automation permite a criação de landing pages, com templates e layouts pré-definidos, em que somente tem que inserir os conteúdos, com landing pages que estão preparadas para serem lidas corretamente em todos os dispositivos.

Defina testes A/B para apurar quais as landing pages que têm melhores resultados. Pode igualmente criar de forma fácil os formulários que pretender, por exemplo para subscrição de newsletters.

Análise de estatísticas e resultados das campanhas

Qualquer campanha requer análise de informação. Para comprovar e analisar resultados, e melhorar campanhas baseadas nos resultados obtidos. Pode também monitorizar ações do utilizador no website e landing pages, para melhor compreender o processo de compra.

Integração com social media

Inclua partilha para social media nas campanhas de email. Conteúdo viral pode ser partilhado e divulgado pelas redes sociais. 

Nurturing e Scoring de leads

Numa plataforma de marketing automation pode implementar programas de nurturing e scoring deleads. Para construir relações com possíveis clientes e fidelizar os já existentes e pontuar leads(por exemplo na abertura de emails e no clique para a landing page) de forma a fazer filtragem deleads qualificadas para a equipa de vendas.

Integração com plataformas de CRM

Se tiver plataformas de CRM, pode integrá-las com uma plataforma de marketing automation, aliando a base de dados e toda a informação que tem sobre clientes, para comunicar de forma relevante e personalizada ao perfil dos mesmos.

 

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Tópicos: email marketing, Dicas práticas, automação

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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