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Dicas para conseguir mais inbound links para o seu website

7/set/2017 10:07:00 por Mariana Madeira

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Tendo em conta que os motores de busca dão muito valor à quantidade, qualidade e autoridade dos inbound links, quando se trata de estratégias de SEO (optimização para motores de busca), a criação e conquista de inbound links de qualidade é uma tarefa essencial para garantir o sucesso da estratégia.

Inbound links (ou backlinks) são links de terceiros para o nosso website. Funcionam como uma recomendação de alguém que viu o nosso conteúdo, reconheceu valor, e criou um link para que outros utilizadores possam consultar o conteúdo, gerando assim tráfego para o website. Os motores de busca valorizam os inbound links, porque são um comprovativo de qualidade, de que o conteúdo é válido e útil.

Conquistar inbound links não é propriamente uma tarefa fácil. No entanto, é uma das melhores formas de fazer com que o nosso website seja destacado e valorizado pelos motores de busca, conseguindo assim mais tráfego. Seguidamente damos algumas dicas para incentivar mais inbound links para o seu website.

 

Um blog com conteúdo de qualidade

Ter um blog com conteúdo consistente, relevante e de qualidade para as buyer personas, é uma das formas de conseguir mais inbound links. Ao conseguir criar conteúdos úteis, os utilizadores vão naturalmente recomendar a leitura ou visualização dos mesmos, através de inbound links. Foque-se na qualidade, regularidade e relevância dos conteúdos para o público-alvo.

 

Crie links para outros blogs

Os blogs são ferramentas sociais. Criar links no nosso blog para outros autores, de forma oportuna, fazendo referência a conteúdos relevantes, melhora a nossa rede social. Decerto que os bloggers a quem fez referência, vão querer retribuir o favor.

 

Guest Posts

Escreva artigos sobre a sua área de especialidade e identifique blogs de agências, de média, de empresas relacionadas com a sua área, onde possam ser publicados. Se os conteúdos forem de qualidade e corresponderem aos critérios de publicação, serão aceites. Peça em troca a possibilidade de assinar o conteúdo com o seu nome e um inbound link para o seu website.

 

Publicações e links com parceiros

Forme parcerias, escolha parceiros relevantes e que complementem o seu trabalho (por exemplo, copywriter e designer, estilitas e fotógrafos), para que possam criar conteúdos em parceria e trocar inbound links. Em áreas complementares, a audiência é a mesma ou semelhante, pelo que existe relevância para partilhar conteúdos entre as partes.

 

Publique Press Releases

Escreva press releases, e dê a conhecer o seu trabalho a jornalistas web, que possam referenciar o seu trabalho, os seus serviços e produtos em canais digitais com um inbound link. Quanto maior o alcance e distribuição do meio de comunicação digital, mais notoriedade terá.

 

Crie infográficos e apresentações em slideshare

Por definição, são conteúdos facilmente partilháveis e virais. Mais uma vez, foque-se na qualidade da informação, na escrita e conteúdos visualmente apelativos. Não se esqueça de fazer referência ao seu website. Se os conteúdos forem bons, decerto que vão agradar e ser partilhados pela audiência.

 

Procure utilizadores ou especialistas para escreverem uma crítica

Procure utilizadores ou especialistas que possam escrever e publicar uma crítica ao seu serviço ou produto. É uma boa forma de obter não só inbound links, como recomendações, e provas sociais.

 

Inclua links como “Tweet this” nos conteúdos

Incentive a partilha nas redes sociais das expressões escritas mais relevantes e que podem captar a atenção da audiência, através de aplicações como o “Tweet This”. Ao longo do conteúdo, destaque as frases mais sonantes, e permita que em forma de citação, expressões-chave possam ser partilhadas pelos utilizadores, com um inbound link para o conteúdo.

 

Faça entrevistas

Selecione alguém com destaque na sua área de atividade, e faça uma entrevista. Perguntas e respostas interessantes, com um entrevistado à altura, dão origem a partilhas da entrevista também pelo entrevistado e pelos seus conhecidos, aumentando o alcance da publicação. Mantenha sempre a referência ao seu website, o que publicou a entrevista.

 

Crie case studies

Dê a conhecer o seu melhor trabalho, criando case studies, sempre de forma cativante e apelativa, com foco nos bons resultados conseguidos para o cliente. Um bom case study, dá uma boa imagem do cliente, pelo que decerto eles também quererão divulgar e partilhar o mesmo.

 

Se quiser saber mais sobre outras estratégias que completam a criação de inbound links na optimização do seu website, pode assistir à gravação do webinar "Como transformar o seu Website numa máquina de gerar leads":

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Tópicos: SEO, Dicas práticas

Mariana Madeira

Publicado por: Mariana Madeira

Inbound Marketer na YouLead.

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