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COPYWRITING DE CONVERSÃO: AS PALAVRAS CERTAS PARA OBTER RESULTADOS

1/ago/2014 13:16:00 por Cristovao Cunha

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Na era dos conteúdos, a importância de saber o que escrever e como escrever torna-se crucial para conseguir obter resultados. É a definição clara de uma mensagem e um incentivo à ação que determinam um clique do utilizador. É necessário saber como fazê-lo.

Pensemos primeiro numa landing page como algo por lapidar. Em que se retira tudo o que está em excesso, o que cria ruído e dispersão, para conseguir um produto final com conteúdo apropriado e apelativo, e com um objetivo: converter. 

DESTACAR BENEFÍCIOS

O que ganho eu com isso? Esta é a questão que qualquer pessoa se coloca quando está numa landing page, pelo que os benefícios, em detrimento da comunicação das funcionalidades do serviço ou produto, têm que ser claros e despertar o interesse do utilizador. Na comunicação de um colchão para venda, não são as molas ou a espuma que convencem a pessoa a comprar. É o  sono relaxado e uma noite melhor dormida.

UTILIZAR CTAs (Call to action)

A ação a realizar está em destaque. O copy utiliza verbos de ação que incentivam o utilizador a realizar determinada ação. O CTA é claro e chamativo. Se em 5 segundos o utilizador não perceber o que tem que fazer, ele vai sair da página.  

ESCREVER NA LINGUAGEM DO UTILIZADOR

O estilo e tom de voz, o que escrevemos e como escrevemos, ajudam o utilizador a identificar-se com o produto ou serviço. Se utilizarmos palavras-chave como test-drive ou chave-na-mão, estamos no mundo automóvel. Se falarmos em aventura e todo-o-terreno, o target de uma marca como a Land Rover identifica-se com as expressões e com um estilo de vida. Se falarmos em “classe” e “elegância” estamos na área de ação da Mercedes. 

Ao determinar as palavras-chave e os pontos de tensão que fazem a diferença, e que se identificam com a nossa audiência, criamos pontos de ligação ao nível emocional e que geram melhor aceitação do que se pretende comunicar.

DESIGN APROPRIADO

Um bom copy não funciona sem um design claro e apelativo. Pelo que a disposição dos elementos, as formas, o contraste de cores e a associação psicológica das mesmas, desempenham um papel fundamental na conversão.

AVALIAR, MEDIR, TESTAR, TESTAR

Porque são as estatísticas que nos encaminham para as opções mais corretas, é necessário conhecer bem o desempenho das palavras. Por vezes a alteração de apenas uma ou duas palavras pode traduzir-se num desempenho bastante diferente.

Os testes A/B servem para isso mesmo. Para com a experiência, atingir o melhor desempenho.

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Tópicos: Copywriting, Dicas práticas

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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