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Como usar conteúdos interativos para aumentar conversões

23/abr/2019 15:00:00 por Cristovao Cunha

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A interatividade ainda é um wow factor. Bons conteúdos interativos servem para deslumbrar todos os seus públicos, desde a mais recente lead ao seu cliente mais fiel. Sabe como entrar na tendência?

A equipa de marketing tradicional tem evoluído bastante ao longo dos últimos anos, com a emancipação do marketing automation e do big data, no entanto, há uma função que nunca vai perder lugar: a do criativo. Por muito conhecimento e informação que uma equipa de marketing consiga reunir, o wow factor é sempre um dos elementos-chave para captar a atenção do público.

Uma das tendências que não pára de crescer e de se desdobrar em vários formatos é a interatividade, que, indiscutivelmente, dá um empurrão valente às suas conversões. Sabe como tornar a sua estratégia de conteúdos mais interativa?

 

#1 Questionários, polls e quizzes

De todas as formas de conteúdo interativo, estas são as mais diretas e, para além de permitirem que o seu público participe na experiência de conteúdo, são ótimas para capturar informação acerca das leads. Quando bem construídas, não só no layout e copy, mas também na estrutura e extensão (habitualmente, demasiadas perguntas acabam por desencorajar as respostas) conseguem ter bastante sucesso, beneficiando ambos: o seu cliente e o seu negócio.

São relativamente fáceis de incorporar em quase todas as formas de comunicação digital. Basta ter um link partilhável ou utilizar as ferramentas de quizz, poll e questionário das próprias redes sociais.

 

#2 Simuladores

Na sua essência, os simuladores acabam por ser bastante semelhantes aos quizzes ou formulários, porque requerem que o utilizador proativamente forneça alguns dados. A grande diferença e, talvez, o que os torna mais populares, é o seu resultado útil e imediato. São ótimos para ajudar os seus clientes a simular preços ou a perceber qual o produto ou serviço da sua gama que melhor responde às suas necessidades.

É uma excelente proposta de valor para recolher informação de consumo e pode até ajuda-lo a conhecer melhor o seu mercado e, assim, desenvolver as suas buyer personas de forma mais aprofundada.

 

#3 Infografias

O poder da informação visual é inegável, desde imagens a gifs, infografias, gráficos e vídeo. Infografias interativas podem ser gráficos cujos valores variam consoante o clique do utilizador, um mapa cujo caminho realçado varia consoante os pontos de interesse selecionados... 

A responsividade rápida da infografia pode incentivar o utilizador a experimentar as várias opções para apreciar o efeito visual. Isto não só conta para a experiência individual de cada utilizador, mas também para o algoritmo da Google, uma vez que vai aumentar o tempo na página, melhorando o seu SEO.

 

#4 Vídeo

As tendências recentes mostram um aumento na popularidade quando se trata de vídeos interativos, apesar da sua maior complexidade a nível de produção. Um dos vídeos interativos mais populares de sempre é a série Bandersnatch, da Netflix, no entanto, este não é um formato que se deva restringir à indústria cinematográfica. Com algum pensamento criativo e conhecimento técnico, pode incluir esta tática no seu Marketing. Aproveite enquanto a tendência é recente e deslumbre verdadeiramente os seus (potenciais) clientes.

 

#5 E-mails

As plataformas de e-mail Marketing permitem cada vez mais funcionalidades e seria muito mal-empregue se não as explorássemos. Geralmente, os e-mails interativos vêm com hyperlinks que direcionam para páginas de produtos, formulários, ou outros pontos de conversão.

O link, para tornar o e-mail efetivamente interativo, pode vir ancorado a gifs, animações, slides, tudo depende da plataforma que possuir e das suas funcionalidades.

Divirta-se com a interatividade e promova o engagement com a sua audiência! 

Tópicos: email marketing, SEO, tendências, Dicas práticas

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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