Contacte-nos (+351) 217 828 101EN|PT

Blog YouLead - Inbound Marketing

A sua estratégia de Content Marketing está a atrair a Buyer Persona certa?

12/set/2016 14:54:43 por Joana Fonseca

A sua estrategia de Content Marketing está a atrair a buyer persona certa.jpg

Imagine que tem uma empresa de tecnologia e acabou de aprovar a publicação de um conteúdo fantástico sobre como a tecnologia interfere na sociedade moderna. No final da campanha, vai ver os resultados e descobre que conseguiu atingir o seu objetivo de converção de leads.
Perante estes dados, é com um sorriso que começa a analisar cada uma das suas novas leads. No entanto, o seu sorriso vai desvanecendo à medida que percorre esta lista e descobre que apenas uma pequena percentagem destas leads se enquadram com o perfil da sua Buyer Persona.

Reconhece esta história e não percebe porque está a acontecer?

Pois bem, perante esta situação, estas são as 4 perguntas que se deve fazer:

1. Os conteúdos que estamos a criar são relevantes para as nossas Buyer Personas?
2. A nossa Buyer Persona está nos canais onde estamos a promover este conteúdo?
3. O formato em que estamos a colocar os conteúdos é o que faz sentido para a nossa Buyer Persona?
4. As keywords que estamos a utilizar não são as palavras que a sua Buyer Persona utiliza, quando procura esse conteúdo?

 

O que fazer se a resposta a uma ou mais destas perguntas for não?

1. Adeque os conteúdos à função que a sua Buyer Persona ocupa. Por exemplo, se pretende comunicar para funções de direção, os seus conteúdos não devem ser relacionados com questões básicas, que vão apelar a pessoas com nível de experiência menor.

2. & 3. A resposta às perguntas referentes ao canal e formato, deve ser vista de duas formas. Em primeiro lugar, é importante adequar o formato do conteúdo ao canal que está a utilizar para o promover. Por exemplo, se estiver a comunicar um E-book, o canal YouTube não será a melhor escolha. 

Por sua vez, é necessário perceber quais os canais onde a sua Buyer Persona está, ou seja, se costuma utilizar o LinkedIn, mas raramente vai ao Facebook, então a melhor aposta será o LinkedIn.

4. Em relação à quarta pergunta, é importante perceber como a sua buyer persona procura o seu conteúdo. Se a sua indústria tem palavras ou expressões específicas apenas conhecidas para os profissionais que são ou contratam esse tipo de serviços, então faz sentido utilizar essas palavras e/ou expressões como keywords estratégicas, se pretende chegar a este tipo de profissionais.

Em resumo, ao criar a sua estratégia de content marketing, deve sempre considerar quem é, e qual o comportamento, da sua Buyer Persona.


Tenha acesso ao relatório The State of Inbound, onde vai descobrir os desafios, prioridades e tendências do Marketing e das Vendas.

State of Inbound  Report Hubspot - Download Report

Tópicos: Copywriting, Dicas práticas

Joana Fonseca

Publicado por: Joana Fonseca

Joana Fonseca é Marketing Manager na YouLead. Considera o marketing a sua paixão porque lhe permite aliar o seu lado criativo ao seu lado analítico. Adora café e não resiste a cheesecake.

Deixe aqui o seu comentário: