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A Regra de Ouro do Marketing Digital

15/dez/2015 14:54:00 por Pedro Baptista

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Ao longo da nossa vida é comum ouvirmos expressões como:

Trata os outros como gostavas que te tratassem a ti

Sem dúvida que é um bom conselho para todos os aspetos da vida, e no mundo do marketing digital também não é exceção. E esta regra de ouro tem o seu mérito no mundo do marketing digital, que dito por outras palavras, pode ser: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você

  • Não gosta de ser irritado(a) por pop-ups? Então não use pop-ups.
  • Não gosta de receber emails não solicitados? Então não envie emails não solicitados.

A verdadeira regra de ouro do marketing digital

Quando se analisa a metodologia do inbound marketing, torna-se claro o que é a verdadeira regra de ouro do marketing digital. Se uma estratégia de marketing digital de sucesso é baseada na nossa capacidade de atrair visitantes, converter visitantes em leads, transformar as leads em vendas e encantar os clientes para que eles continuem a comprar, então a regra de ouro pode ser resumida em algumas palavras:

"Quanto mais eu transformar visitantes em leads e transformar leads em vendas, mais o meu negócio cresce."

Parece simples não é? E é simples. Tudo se resume a duas métricas que ditam o sucesso dos seus esforços de marketing digital:

  1. A taxa de conversão de visitantes em leads
  2. A taxa de conversão de leads em clientes

Estas duas métricas são o que está entre você e o crescimento do seu negócio. É certo que existem outros fatores que afetam o seu lucro como a quantidade de tráfego que recebe e a quantidade de repetição de negócios que gera, mas ao entender a regra de ouro e perceber como estas duas métricas funcionam pode colocá-lo(a) à frente de outras empresas que estão na web.

E qual é a regra de ouro?

"Quanto mais eu transformar visitantes em leads e transformar leads em vendas, mais o meu negócio cresce." Depois de entender este conceito, o marketing digital torna-se simplesmente um jogo de matemática básica, à mistura com algumas táticas de marketing.

Mantenha o controlo das duas métricas importantes referidas acima, e assim poderá identificar quais as táticas que estão a funcionar, para que possa investir ainda mais nestas, e quais as que não estão a funcionar, para que as possa cortar de vez e não continuar a perder dinheiro.

Este artigo apresenta aqui algumas dicas que pode começar a implementar para melhorar estas duas métricas importantes para aplicar regra de ouro para a sua marca.

1. Melhorar a taxa de conversão de visitantes em leads

A primeira métrica importante é a taxa de conversão de visitantes em leads, ou seja, a percentagem de visitantes do seu website que se transformam em leads. Para exemplificar, vamos considerar uma lead como sendo um visitante nos dá o seu endereço de email. É o que nós fazemos aqui na YouLead, e é o que muitas outras empresas que praticam inbound marketing fazem.

Uma lead é simplesmente um visitante do seu site que deixou o email porque está interessado no que você tem para dizer e quer saber mais.

Como podemos então melhorar esta taxa - a taxa do email que cada visitante nos dá? A forma mais simples é pedir o email em troca de alguma coisa que agregue valor ao seu visitante, como um eBook ou outro material que ajude a resolver um problema específico do seu público-alvo.

Pode ser qualquer coisa, desde que esteja relacionado com o seu negócio e que seja valioso para o visitante. Algumas da coisas de valor que pode oferecer são:

  • Cursos em vídeo
  • eBooks
  • Dicas essenciais
  • Infográficos
  • Templates Excel ou outros

Certifique-se que o que tem para oferecer está relacionado com o seu mercado, e que ajuda os visitantes a resolver um problema específico.

Não entre em demasiado detalhe, pois está apenas a tentar ganhar a sua confiança e dar-lhes valor inicial, a fim de transformá-los em vendas. Não tem de ter só uma oferta, pode ter várias ofertas, mas lembre-se que têm de ser todas relacionadas com o seu negócio (veja exemplos dos nossos recursos).

Lembre-se que a relevância é a chave, as pessoas que gostam de viajar vão estar interessadas num eBook ou guia que revele, por exemplo, os "12 Locais que qualquer amante de viagens deve visitar".

2. Melhorar a taxa de conversão de leads para clientes

Com esta métrica, vamos tentar melhorar a taxa na qual as suas leads se transformam em clientes. Por outras palavras, esta é a percentagem total de leads captadas que consegue transformar em clientes pagantes.

Independentemente do software que você usa, deve ser capaz de ver mensalmente quantas leads (o download da sua oferta) se transformaram em vendas (pode atribuir ao email fornecido para a oferta).

A melhor maneira de melhorar esta métrica é ter um plano de email marketing em prática. Existem centenas de ferramentas de email marketing que o(a) podem ajudar a alcançar isto, mas não existe razão para se contentar com menos, você deve optar por uma plataforma que tem alguma forma de automatização integrada, como por exemplo a HubSpot, que usamos na YouLead com os nossos clientes.

Enviar emails promocionais e simples sequências de autoresponder está a tornar-se uma coisa do passado. Você quer ser capaz de adaptar os seus emails e nutrir a confiança com base em como as suas leads interagem com o seu website ou marca, para que possa criar uma experiência à medida para cada indivíduo.Isto melhora drasticamente a taxa de conversão de leads em clientes face aos emails autoresponder.

Por exemplo, criar uma relação com as suas leads ao usar uma simples série de email autoresponder numa plataforma básica de email marketing, em que todos recebem o mesmo email, já não é mau, mas pode fazer melhor. E pode fazer melhor através de personalização.

O ideal é criar uma relação com as suas leads numa plataforma de marketing de automatização, como o Hubspot, pois permite essa personalização. Uma experiência personalizada com base em interesses e necessidades das suas leads é marketing inteligente e é assim que você aumenta a sua taxa de conversão de leads em clientes.



Conclusão:

Ainda se lembra da regra de ouro para o marketing digital?

"Quanto mais eu transformar visitantes em leads e transformar leads em vendas, mais o meu negócio cresce." Comece por criar ofertas de valor, que se enquadrem com o seu negócio, para o seu público-alvo. Ofereça-as como download gratuito em troca do email (leads) dos seus visitantes. Experimente diferentes tipo de ofertas e analise a taxa de conversão de visitantes que se transformam em leads.

Para isto implemente um sistema de acompanhamento usando uma ferramenta de marketing de automatização como o Hubspot, para o(a) ajudar a nutrir as suas leads recém-chegadas e as transformar em vendas e receitas para o seu negócio.

Envie-lhes mensagens de marketing baseadas nos interesses deles e nas ações que eles tomam no seu website. Mais uma vez, analise a sua taxa de conversão de leads em vendas, ao atribuir as suas leads (email) para compras (vendas). Veja os nossos serviços de Inbound Marketing e como poderemos ajudar.


 

Tópicos: Dicas práticas

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