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5 MANEIRAS DE TER MAIS IMPACTO COM A SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDOS

29/out/2015 16:56:00 por Cristovao Cunha

Estratgia-de-contedos.jpgMuitas empresas sabem que deviam de estar a usar uma estratégia de conteúdos (content marketing) de forma mais eficaz. Outras têm uma estratégia em vigor, mas sentem que existe um fosso entre os esforços que aplicam no seu content marketing e nos resultados que daí obtêm.

Não é porque uma estratégia de conteúdos não resulte. O content marketing é um modelo testado que permite gerar leads qualificadas e ganhar mais exposição para a sua marca, e funciona, assim como funciona o inbound marketing, que gera mais leads para o funil de marketing empresarial em comparação com as técnicas tradicionais de outbound marketing.

Os seus concorrentes que já abriram os olhos para esta realidade, estão a começar a envolver-se no processo de criação de conteúdos, distribuição e promoção. Se do seu lado, as coisas não estão a funcionar como queria, isso pode ser indicativo de que pode ter de fazer uns ajustes nalgumas coisas. Para isso, este artigo demonstra cinco formas de ter mais impacto e maiores resultados a partir da sua estratégia de conteúdos.
 

1. SEJA CONSISTENTE

É importante continuar com o bom trabalho. O sucesso não vem dum dia para o outro. A consistência (e persistência) são elementos importantes para qualquer marketer, empreendedor ou empresa.

Há tantos bloggers e empresas que começam com uma estratégia de conteúdos mas eventualmente desistem porque estavam à espera de ver resultados do dia para a noite.

Este é um jogo de paciência, em que é preciso semear para depois colher. Uma árvore não cresce num mês. O marketing de conteúdos funciona se o encarar sob um prisma de paciência e sobriedade, sabendo que a persistência irá compensar a longo prazo.

Um outro erro que costuma acontecer é pensar que os objetivos de conversão de visitante em lead, e lead em cliente, estão diretamente relacionados com o seu marketing de conteúdos. Não conte ver resultados imediatos nos primeiros meses que implementar a sua estratégia de conteúdos.

O tráfego (visitantes) que ganhará para o seu website, até lá, poderá ser inconsistente, e a exposição pequena, mas a longo prazo, com dedicação e persistência (algo que os seus concorrentes não terão) os resultados irão aparecer.

Deixe de lado, pelo menos por agora, as métricas e estatísticas de conversão que as empresas (e administradores) tanto gostam de ver. Por vezes os resultados não são tão lineares quanto isso, e há outras formas de obter resultados de forma indireta.

Em vez disso, por agora, concentre-se em agregar valor para a sua audiência, e o puzzle irá montar-se aos poucos e poucos. Não desista, persista.
 

2. CRIE CONTEÚDO LONGO

As pessoas pesquisam na internet por respostas, informação e soluções. É por isso que os motores de busca, assim como os leitores humanos, preferem conteúdos longos, detalhados, ricos em informação, desde que seja conteúdo que lhes interesse e que tenha respostas para os seus problemas.

Artigos longos ajudam a envolver mais o leitor, o que é um fator importante para os motores de busca.

Ao escrever artigos, escolha temas que não tenham sido muito discutidos na web, e aproveite para os aprofundar no seu próximo artigo.

Artigos do blog que tenham conteúdo extenso e que cubram um determinado tema em profundidade alcançam mais pessoas e conquistam uma maior audiência de pessoas.

Um artigo considerado "longo" é um que tenha acima de 800 palavras, podendo ir até 2000 palavras. Note que o objetivo não é escrever um artigo longo só por ser extenso, mas sim que ele apresente valor aos leitores, e que lhes consiga responder a alguma questão ou solucionar um problema ou alcançar um desejo. Portanto, se trazer pessoas dos motores de busca nas pesquisas naturais é um dos objetivos para a sua empresa, crie conteúdo longo em artigos que tenham informação útil e relevante para as pessoas.
 

3. PUBLIQUE INFOGRAFIAS

Se artigos apenas à base de texto não estiverem a funcionar bem o suficiente para si, pode ser uma boa ideia experimentar outros tipos de conteúdo no seu artigo.

E mesmo que artigos com texto puro estejam a ter um bom desempenho para a sua empresa, pode ser uma boa ideia apimentar o seu conteúdo com alguma infografia de vez em quando.

Isto porque as infografias, sendo um conteúdo mais visual, captam bem a atenção das pessoas, sendo mais propensas para se tornarem virais e criarem "buzz".

É essa uma das razões pelas quais certos conteúdos se tornam virais. Quando há mais pessoas a consumir conteúdo, por ser mais apelativo a nível visual, e quando este conteúdo é útil e relevante, ele terá mais partilhas e pessoas a comentar sobre ele, o que resulta em mais visualizações, exposição e leads para a sua empresa.
 

4. ESCOLHA O SEU "SÍTIO"

Uma das razões pelas quais as empresas falham na sua estratégia de conteúdos é porque usam muitos sítios diferentes.

Existem muitas opções por onde escolher, e é provavelmente esse o problema. O Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o Pinterest, Google+, e muitas outras plataformas e redes sociais disponíveis, mas não é necessário estar em todas elas.

Se tiver pessoas suficientes na sua equipa, tempo e recursos para gerir todos esses sítios, então força. Ainda assim, normalmente não é boa ideia espalhar os seus esforços por muitas plataformas, quando se pode concentrar em algumas delas e daí tirar melhores resultados por ter a atenção concentrada em menos sítios.

Concentre-se em uma ou duas plataformas onde a sua persona, ou seja, o seu público-alvo costuma frequentar. Depois publique e promova o seu conteúdo apenas nessas plataformas, solidificando a sua presença online.
 

5. ESCREVA ARTIGOS PARA OUTROS

Escrever artigos para outros é chamado de "guest blogging", que envolve ser um autor convidado no blog ou website de outra pessoa ou empresa.

Anteriormente, o guest blogging era considerado uma técnica de SEO (Search Engine Optimization), pois ao escrever um artigo no blog de outrém, podíamos pedir um link de volta para o nosso website.

No entanto, esta recomendação n.º5 não é para efeitos de SEO, mas sim pela notoriedade.

Escreva para sítios que tenham uma boa reputação na sua indústria para ter mais exposição e dar-lhe mais credibilidade no seu segmento de mercado.

Ao publicar bom conteúdo em outros blogs, está a chegar a outras pessoas que não iria alcançar por si próprio(a), ou seja, está a alcançar a audiência daquele website e a ter acesso aos leitores deste. Esses leitores podem assim tomar conhecimento seu e daquilo que a sua empresa apresenta ao mercado.

 

Conclusão

Crie uma boa estratégia de conteúdos, implemente-a e seja persistente com ela, usando estas cinco dicas para tirar o maior partido do marketing de conteúdos para crescer a sua empresa.

 

Tópicos: Copywriting, SEO, Boas Práticas, Design

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

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