Contacte-nos (+351) 217 828 101EN|PT

Blog YouLead - Inbound Marketing

3 ERROS COMUNS NO MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL

4/fev/2015 12:10:00 por Cristovao Cunha

download.png

A internet abriu um novo capítulo no marketing permitindo às empresas utilizar o digital para promover e vender os seus produtos ou serviços.

O marketing digital teve imediatamente um grande sucesso pois permitiu que as empresas, com orçamentos relativamente reduzidos, conseguissem chegar a uma audiência muito mais vasta.

O marketing tradicional baseia-se numa comunicação interruptiva, entrando nas nossas televisões, rádios, caixas de correio, etc.. de um modo indesejado.

O novo marketing digital pode basear-se no consentimento e na personalização da comunicação. Apenas é enviado conteúdo de interesse para o consumidor e no momento mais apropriado.

 Eu disse “pode basear-se” pois ainda verifico que existem alguns erros do marketing tradicional que são usados no digital.

Passo a enumerar esses 3 erros:

1. Fazer a mesma comunicação para todos os contactos

 

Um dos problemas mais comuns que verificamos é que as empresas ainda enviam a mesma comunicação (ex. Newsletters ou campanhas) para todos os contactos da sua base de dados. Isto está errado pois certamente existem clientes ou leads com necessidades, interesses e envolvimento diferentes.

2. Usar conteúdos demasiado comerciais

Quando se fala em conteúdos, as organizações tendem logo a disponibilizar catálogos, brochuras ou informações muito comerciais sobre os seus produtos ou serviços.
Quando um contacto está, por exemplo, no início do processo de compra, ele está à procura de conteúdos mais educacionais e vai relacionar-se melhor com a organização que os disponibilize.

Os conteúdos que disponibiliza devem ser sempre adequados à fase do processo de compra em que os seus potenciais clientes se encontram.

 

3. Enviar as campanhas com base num calendário

 

A newsletter de março, a campanha de agosto, a promoção de setembro. Deste modo a empresa faz a comunicação baseada no seu próprio calendário e não no “calendário” de compra do seu cliente!

A tendência do marketing digital é fazer as comunicações e campanhas com base numa relação 1 para 1,  de acordo com as necessidades, interesses e fase do processo de compra do seu cliente. 

O comportamento digital deve ser utilizado para perceber os interesses do cliente e para despoletar campanhas altamente personalizadas. 

Isto permite criar uma envolvência com o cliente, como nunca antes foi possível!

 

Tópicos: Dicas práticas

Cristovao Cunha

Publicado por: Cristovao Cunha

Cristóvão Cunha, é partner e consultor da YouLead, agência de inbound marketing. Há mais de 20 anos que ajuda as organizações a melhorarem os seus processos de venda e de suporte, alinhando a tecnologia com os objetivos de negócio. Nos últimos 8 anos o seu focus tem sido no inbound marketing e tem trabalhado com empresas como a BMW, SIBS, J. Mello Saúde, Galp Energia, Dekra, Mini, Sonae e Sheraton.

Deixe aqui o seu comentário: