A melhor forma de transformar estranhos em clientes e promotores do seu negócio.
O Inbound Marketing consiste na utilização do marketing digital para atrair potenciais clientes até si, em vez de os tentar puxar com táticas mais invasivas. Partilhar é dar valor, e o inbound marketing foca-se na criação e partilha de conteúdos e consequente envolvimento com as pessoas. Ao criar campanhas focadas para apelar ao seu cliente ideal, a metodologia inbound atrai interessados de qualidade para o seu negócio, e faz com que eles se transformem em clientes fiéis.
Queremos atrair as pessoas certas ao seu website. Aquelas que efetivamente mostram interesse nos seus conteúdos, produtos e serviços e, portanto, que estão mais propensas para se tornarem em leads e clientes.
Algumas das táticas que usamos para atrair pessoas ao seu site são:
Após atrair visitantes para o seu website, o próximo passo é converter esses visitantes em leads, captando os seus dados (nome, email, função, empresa, preferências de consumo...)
Algumas das ferramentas que permitem esta conversão de visitantes em leads são:
Após a conversão, muitas das leads ainda não estão preparadas para comprar. Assim, é necessário acompanhá-las no seu processo de compra (Buyer's Journey) através de experiências digitais personalizadas e envolventes. Este acompanhamento (ou namoro) serve também para qualificar a lead (obter mais informação demográfica e analisar o seu comportamento digital).
Algumas das táticas que utilizamos para qualificar e namorar leads:
Com o processo de qualificação da lead, vamos conhecendo cada vez mais as suas necessidades e interesses, bem como a fase em que se encontra no processo de compra.
Isto vai permitir saber quando a lead está pronta para comprar e ser entregue à equipa de vendas. Este processo vai permitir entregar leads altamente qualificadas e tornar o trabalho da equipa de vendas mais eficiente.
Ferramentas para converter leads em clientes:
O processo não termina na compra. É importante manter o cliente satisfeito e acompanhá-lo para, por um lado conseguir aumentar o seu lifetime value através da repetição de compra e, por outro, para tornar o seu cliente em promotor da sua marca, atraindo assim novas oportunidades.
Algumas das táticas para envolver os clientes:
A YouLead sabe que o marketing tem de provar o seu impacto no desenvolvimento do negócio e conhecer o seu ROI. A componente analítica é uma peça fundamental do inbound marketing. Apenas sabendo o que funciona é que podemos perceber onde investir.
No desenvolvimento do nosso trabalho medimos constantemente a eficiência e resultados das ações para propor melhoramentos e otimizações a vários níveis, como:
O Inbound Marketing não seria possível sem um suporte tecnológico.
A Hubspot é uma ferramenta "all-in-one" de Marketing Automation que permite criar, gerir e analisar todos os programas, campanhas e canais digitais numa só plataforma.
Para além disso, com uma ferramenta de vendas, intuitiva e eficiente, permite unir todo o funil, desde a atração à venda, para uma visão global do negócio, e um conhecimento analítico dos resultados.
A plataforma Hubspot permite desenvolver os automatismos necessários para criar programas de marketing que entreguem o conteúdo certo no momento certo e assim ofereçam uma experiência única a cada cliente.